Lição 6 - Sinais de Alteração/ As Colcheias: subdividindo com pausas

Lição 6

Sinais de Alteração: Sustenido, Bemol e Bequadro

CONCEITOS TEÓRICOS










Pela escala modelo de Dó Maior, que vimos na lição passada, percebemos que as notas que a compõem são equivalentes às teclas da parte de baixo do teclado. Mas e as teclas da parte de cima?

Nós usamos sinais que podem modificar a entoação das notas musicais. São os chamados Sinais de Alteração. Veremos três principais:

O Sustenido () eleva a entoação em um semitom (ou meio tom), não confunda com a hashtag das redes sociais;

O Bemol () abaixa a entoação em um semitom;

 E o Bequadro (♮) faz voltar a entoação natural


Esses sinais são colocados do lado esquerdo da nota a ser alterada.


 Localize as notas à partir da clave de sol e toque no seu teclado e depois cante junto!

Com isso entendemos que quando vamos da nota mais grave para uma mais aguda, usamos o sustenido (♯) para elevar a nota. Quando vamos da nota mais aguda para a mais grave, usamos o bemol (♭) para abaixar a nota. O bequadro () põe as coisas onde estavam.


ATENÇÃO!

Quando uma nota recebe uma alteração, todas as notas repetidas naquele mesmo compasso também serão alteradas sem a necessidade de repetir o sinal.

 

Quando tivermos dentro do mesmo compasso notas com nomes iguais mas em oitavas diferentes, precisamos sinalizar as duas para que a alteração afete as duas notas.

 

Os semitons podem ser classificados em Diatônicos e Cromáticos.

O semitom diatônico é formado por notas de nomes e sons diferentes.

Fica fácil entender quando pensamos que são duas notas vizinhas e, quando escritas na partitura, uma estará na linha e outra no espaço; ou uma no espaço e a outra na linha.

 

Quais são as notas no exemplo abaixo?

Depois que identificá-las, toque no teclado e cante junto.

Semitons Diatônicos

O semitom cromático é formado por notas de nomes iguais e sons diferentes.

As notas que formam um semitom cromático virão grafadas na partitura na mesma linha ou no mesmo espaço.


Quais são as notas do exemplo abaixo?

Depois que identificá-las, toque no teclado e cante.

Semitons Cromáticos

 

 

Alguns teclados, podem vir marcados com dois nomes diferentes para uma mesma tecla. Com isso temos notas que, embora tenham nomes diferentes, possuem o mesmo som. 

 

 

Mas basicamente, todas as teclas do teclado podem ter dois nomes com o mesmo som. É o que chamamos de Enarmonia. As notas enarmônicas são notas que têm a mesma altura e nomes diferentes e, nos teclados de percussão, essas notas serão tocadas na mesma tecla.


Quais são as notas do exemplo abaixo?

Notas Enarmônicas

 



TÉCNICA

No vídeo:

Misturando os movimentos com colcheias em dois andamentos



Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

Nesse exercício, pulsando em colcheias, tocaremos cada compasso com uma das mãos.

D= mão direita e E= mão esquerda.

 

Ex. 1

 


LEITURA

Colcheias – Agora vamos explorar mais as colcheias e suas pausas.

 

Vamos Tocar!!

Na Caixa 🥁

Lembrando que nos áudios haverá a contagem do metrônomo e a silabação antes do exercício.

Ainda usaremos uma mão a cada repetição com Full Strokes.

 

Ex. 2


 


Ex. 3

No áudio, o exercício será executado quatro vezes. A sugestão é que a cada repetição você use uma das mãos.

  

 

Ex. 4

No áudio, o exercício será executado quatro vezes. A sugestão dessa vez é que você faça duas repetições com cada mão. Feito isso, teste as suas próprias combinações.

 

 

Ex. 5

  

 

 Lembre-se: O ato de subdividir os tempos nos ajudará na precisão do que tivermos para tocar.

  

No Teclado 🎹

 

No vídeo:

Como localizar os sinais de alteração no teclado

Os exercícios 6, 7 e 8


 

 

As mesmas divisões rítmicas de leitura para caixa serão utilizadas aqui no teclado e seguindo a mesma lógica: uma mão apenas em cada repetição utilizando sempre Full Strokes.

Dica: Antes tocar procure a nota com a alteração.

Nos áudios só haverá a contagem do metrônomo. Pulse a subdivisão com Ti Ta em voz alta.

 

Ex. 6

 

 

Ex. 7

 

 

Ex.8 – Atenção para a repetição

 

 

Ex. 9

 


Persevere! 👊

 

Lição 5 

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Lição 7




 

Bibliografia

 

MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.

CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.

COTRIM, Gilberto Vieira. TDEM-2: Trabalho dirigido de educação musical. 11ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 1º grau, 2º volume.

ROCCA, Edgar Nunes. Método Completo de Bateria. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986. Volume 2

ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.

COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.