Lição 8 - Sinais de Repetição Parte 1/ As semicolcheias e o Tiquetaque
Lição 8
Sinais de Repetição: Ritornellos e Casas de Repetição
CONCEITOS TEÓRICOS
Na escrita musical usamos sinais que indicam a repetição de compassos, trechos, entre outras finalidades.
Os Sinais de Repetição são sinais que determinam a repetição de um trecho musical, ou a repetição completa desde o princípio.
Ritornello: Vimos rapidamente na Lição 5. O Ritornello é um travessão com dois pontos que indica que o trecho deve ser tocado duas vezes, ou mais vezes dependendo da instrução da partitura.
Ritornello Simples
Tocaremos o primeiro compasso, e depois o segundo e terceiro compasso duas vezes, antes de seguir.
Ritornello para volta ao início da música.
Tocamos todo o trecho, e no fim do quarto compasso voltamos ao início e paramos no quarto compasso. Nosso exemplo tem apenas quatro compassos, mas é comum o uso deste recurso para trechos maiores.
Casas de Repetição
Uma outra indicação de repetição é usada para indicar a repetição de um trecho musical onde, por exemplo, apenas a terminação difere. Damos o nome de casa de 1ª e 2ª vez ou Casa 1, Casa 2.
LEITURA
As semicolcheias
No Vídeo:
- O Tiquetaque com palmas
- Exercício 1
Antes de estudar os exercícios, pratique somente a subdivisão.
Diga em voz alta: Ti que ta que sempre utilizando os pés na marcação dos tempos.
O Ti que ta que será o meio de silabação que trabalharemos as subdivisões ao longo das lições.
Nós já começamos utilizando o Ti Ta para as colcheias na Lição 5 😉
Mas existem outros métodos de silabação como por exemplo:
1 i e a 2 i e a 3 i e a 4 i e a
Vamos Tocar!
Na Caixa 🥁
Dica: Utilize Full Strokes
Ex. 1
Agora é com você!
Utilizando os grupos de quatro semicolcheias que vimos nesta lição, mais as mínimas, semínimas e colcheias das lições anteriores e faça as suas próprias combinações entre elas.
Você pode utilizar qualquer uma das fórmulas de compasso vistas até aqui. Como exercício use compassos de 3 tempos (3/4)
No Teclado 🎹
No Vídeo:
- Pulsando em semicolcheias usando o Tiquetaque
- Tocando o Ex. 4
As mesmas divisões rítmicas de leitura para caixa serão utilizadas aqui no teclado. Agora já usando toques alternados entre as mãos e sempre Full Strokes. Os baqueteamentos estão sugeridos.
Mas antes de tocar com as mãos alternadas, utilize apenas uma das mãos e lentamente, procure ler o exercício escrito identificando as notas com os sinais de alteração.
A
silabação (Ti que ta que) não está escrita acima das figuras. Se houver alguma dúvida,
copie o trecho em seu caderno, escreva o Ti que ta que e revise a leitura dos exercícios de caixa.
Ex. 4 - Variação do Ex. 1 - Experimente o seu próprio baqueteamento.
Ex. 5 – Variação 2 do Ex. 1
Ex. 6 - Variação do Ex. 2
Ex. 7 - Variação 2 do Ex. 2
Ex. 8 - Variação do Ex. 3
Agora
é com você! 😉
Utilizando os padrões rítmicos dos exercícios 1, 2 e 3, faça suas próprias composições utilizando o teclado.
Experimente!
Lição 7
Página Inicial
Lição 9
Bibliografia
MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.
CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.
LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.
COTRIM, Gilberto Vieira. TDEM-2: Trabalho dirigido de educação musical. 11ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 1º grau, 2º volume.
ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.
COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.