Lição 8 - Sinais de Repetição Parte 1/ As semicolcheias e o Tiquetaque

Lição 8

Sinais de Repetição: Ritornellos e Casas de Repetição

CONCEITOS TEÓRICOS

Na escrita musical usamos sinais que indicam a repetição de compassos, trechos, entre outras finalidades.

Os Sinais de Repetição são sinais que determinam a repetição de um trecho musical, ou a repetição completa desde o princípio.


Ritornello: Vimos rapidamente na Lição 5. O Ritornello é um travessão com dois pontos que indica que o trecho deve ser tocado duas vezes, ou mais vezes dependendo da instrução da partitura.

 

Ritornello Simples

Tocaremos o primeiro compasso, e depois o segundo e terceiro compasso duas vezes, antes de seguir.

 

Ritornello para volta ao início da música.

Tocamos todo o trecho, e no fim do quarto compasso voltamos ao início e paramos no quarto compasso. Nosso exemplo tem apenas quatro compassos, mas é comum o uso deste recurso para trechos maiores.


Ritornello com indicação do número de repetições

Tocaremos todo o trecho três vezes.



Casas de Repetição

Uma outra indicação de repetição é usada para indicar a repetição de um trecho musical onde, por exemplo, apenas a terminação difere. Damos o nome de casa de 1ª e 2ª vez ou Casa 1, Casa 2.






No exemplo acima tocaremos normalmente até o quarto compasso que está com o ritornello; voltamos ao início sendo que na volta, pularemos tudo que está sobre a chave da casa 1 direto para a casa 2, ou seja, na segunda vez do segundo compasso, pularemos para o compasso 5 (que está com a casa 2). Daí ou a música seguirá, se houver mais algo escrito a frente, ou encerraremos no compasso 6.

  

LEITURA


 As semicolcheias


 

 

No Vídeo:

- O Tiquetaque com palmas

- Exercício 1




 

Antes de estudar os exercícios, pratique somente a subdivisão.

Diga em voz alta: Ti que ta que sempre utilizando os pés na marcação dos tempos. 

 

  O Ti que ta que será o meio de silabação que trabalharemos as subdivisões ao longo das lições. 

Nós já começamos utilizando o Ti Ta para as colcheias na Lição 5 😉

Mas existem outros métodos de silabação como por exemplo: 

1 i e a 2 i e a 3 i e a 4 i e a

 

 

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

 

Dica: Utilize Full Strokes

Ex. 1



 

 

 Ex. 2

  

 

Ex. 3 - Atenção aos ritornellos

 

 

Agora é com você!

Utilizando os grupos de quatro semicolcheias que vimos nesta lição, mais as mínimas, semínimas e colcheias das lições anteriores e faça as suas próprias combinações entre elas.

Você pode utilizar qualquer uma das fórmulas de compasso vistas até aqui. Como exercício use compassos de 3 tempos (3/4)

 

 

No Teclado 🎹

No Vídeo:

- Pulsando em semicolcheias usando o Tiquetaque

- Tocando o Ex. 4

 

 

As mesmas divisões rítmicas de leitura para caixa serão utilizadas aqui no teclado. Agora já usando toques alternados entre as mãos e  sempre Full Strokes. Os baqueteamentos estão sugeridos. 

Mas antes de tocar com as mãos alternadas, utilize apenas uma das mãos e lentamente, procure ler o exercício escrito identificando as notas com os sinais de alteração.

A silabação (Ti que ta que) não está escrita acima das figuras. Se houver alguma dúvida, copie o trecho em seu caderno, escreva o Ti que ta que e revise a leitura dos exercícios de caixa.


 

Ex. 4 - Variação do Ex. 1 - Experimente o seu próprio baqueteamento.


 

Ex. 5 – Variação 2 do Ex. 1

 

 

Ex. 6 - Variação do Ex. 2





Ex. 7 - Variação 2 do Ex. 2

 

 

Ex. 8 - Variação do Ex. 3


 

 

 

Agora é com você! 😉

Utilizando os padrões rítmicos dos exercícios 1, 2 e 3, faça suas próprias composições utilizando o teclado.

Experimente!

 

 

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Bibliografia


MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.

CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.

COTRIM, Gilberto Vieira. TDEM-2: Trabalho dirigido de educação musical. 11ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 1º grau, 2º volume.

ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.

COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.