Lição 9 - Sinais de Repetição Parte 2/ As semicolcheias e o Tiquetaque: Subdivisões e Acentos
Lição 9
Sinais de Repetição:
Repetição Simples e Dupla de Compassos
CONCEITOS TEÓRICOS
Na escrita para percussão, outros dois sinais são muito utilizados além dos ritornellos e das casas de 1ª e 2ª vez para indicar repetições.
Vamos caso a caso.
O Primeiro sinal, parecido com um sinal de porcentagem, indica que naquele compasso repetiremos tudo o que está no compasso anterior.
Tudo o que está escrito no primeiro compasso, será executado no segundo e no terceiro, até chegar ao quarto compasso com uma semínima escrita.
Quando temos muitas repetições sem variação do ritmo a ser tocado, é muito fácil se perder contando as repetições quando tocamos em grupo. Para facilitar podemos usar os números entre parênteses para facilitar a contagem das repetições de compasso. Esses números podem vir anotados na parte, ou podemos (e devemos) marcar a lápis nós mesmos.
Uma variação do sinal de repetição simples é o seu uso com um número indicando a quantidade de vezes que teremos que repetir o compasso anterior.
O segundo caso é o das repetições de dois compassos, ou repetição dupla. Com essa forma de escrita, tudo o que está escrito nos dois primeiros compassos será executado nos compassos 3 e 4, e nos compassos 5 e 6.
TÉCNICA
Veremos a aplicação dos acentos usando as semicolcheias
Use o Tiquetaque marcando com os pés no Ti
Vamos Tocar!
Na Caixa 🥁
Dica: perceba que em cada exercício os acentos se deslocam entre as quatro semicolcheias.
Ex. 1 – Direita Down e Up e esquerda tap.
Ex. 2 – Direita tap e Esquerda Down e Up.
Ex. 3 – Direita Up e Down e esquerda tap.
Ex. 4 – Direita tap e esquerda Up e Down.
LEITURA
Cada exercício ajudará na descoberta dos grupos de semicolcheias com 4 ou três notas por tempo.
Marque sempre com os pés na sílaba Ti, ou seja, na cabeça dos tempos.
Vamos Tocar!
Na Caixa 🥁
Ex. 5 - Comece com o primeiro baqueteamento sugerido e na repetição inverta as mãos como sugerido.
Ex. 6
Ex. 7
Ex. 8
Ex. 9
Agora é com você!
Utilizando as figuras rítmicas vistas nesta lição, faça as suas próprias combinações entre elas.
Para facilitar use compassos de 4 tempos (4/4)
Vamos Tocar!
No Teclado 🎹
No vídeo:
O Exercício 13 isolando as mãos que conduzem o ritmo.
Confira!
Teremos variações dos exercícios de leitura para caixa aplicados melodicamente.
Use Full Strokes. Os baqueteamentos estão sugeridos.
Ex. 10 – variação do Ex. 6
Ex. 11 – variação 2 do Ex. 6 - Qual é a primeira nota?
Guia Prático Percussão · Lição 9 Ex. 11
Ex. 12 – Variação do Ex. 7
Guia Prático Percussão · Lição 9 Ex. 12
Ex.
13 – Variação do Ex. 8
Ex. 14 – Variação do Ex. 9
Agora
é com você! 😉
Aproveitando os exercícios 5, 6, 7, 8 e 9 faça as suas próprias composições utilizando o teclado.
Experimente!
Lição 8
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Bibliografia
MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.
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COTRIM, Gilberto Vieira. TDEM-2: Trabalho dirigido de educação musical. 11ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 1º grau, 2º volume.
BANDEIRA, Léo. Teoria Musical para bateria. 1ª Edição. Brasília: Musimed, 2019.
WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.
ROCCA, Edgar Nunes. Método Completo de Bateria. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986. Volume 2
ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.
COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.
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