Lição 9 - Sinais de Repetição Parte 2/ As semicolcheias e o Tiquetaque: Subdivisões e Acentos

Lição 9

Sinais de Repetição: 

Repetição Simples e Dupla de Compassos

CONCEITOS TEÓRICOS

Na escrita para percussão, outros dois sinais são muito utilizados além dos ritornellos e das casas de 1ª e 2ª vez para indicar repetições.

Vamos caso a caso. 

O Primeiro sinal, parecido com um sinal de porcentagem, indica que naquele compasso repetiremos tudo o que está no compasso anterior.


 Tudo o que está escrito no primeiro compasso, será executado no segundo e no terceiro, até chegar ao quarto compasso com uma semínima escrita.



Quando temos muitas repetições sem variação do ritmo a ser tocado, é muito fácil se perder contando as repetições quando tocamos em grupo. Para facilitar podemos usar os números entre parênteses para facilitar a contagem das repetições de compasso. Esses números podem vir anotados na parte, ou podemos (e devemos) marcar a lápis nós mesmos.

 

Uma variação do sinal de repetição simples é o seu uso com um número indicando a quantidade de vezes que teremos que repetir o compasso anterior.

 

O segundo caso é o das repetições de dois compassos, ou repetição dupla. Com essa forma de escrita, tudo o que está escrito nos dois primeiros compassos será executado nos compassos 3 e 4, e nos compassos 5 e 6.

 


 

TÉCNICA

  Veremos a aplicação dos acentos usando as semicolcheias 

Use o Tiquetaque marcando com os pés no Ti

 

No vídeo:
 
Misturando os movimentos com semicolcheias utilizando o Exercício 1 como exemplo. 
Confira!

 

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

Dica: perceba que em cada exercício os acentos se deslocam entre as quatro semicolcheias.

Ex. 1 – Direita Down e Up e esquerda tap.


Ex. 2 – Direita tap e Esquerda Down e Up.

 

Ex. 3 – Direita Up e Down e esquerda tap.


Ex. 4 – Direita tap e esquerda Up e Down.

  

 

LEITURA


Cada exercício ajudará na descoberta dos grupos de semicolcheias com 4 ou três notas por tempo.

Marque sempre com os pés na sílaba Ti, ou seja, na cabeça dos tempos.


  

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁


Ex. 5 -  Comece com o primeiro baqueteamento sugerido e na repetição inverta as mãos como sugerido.

 


Ex. 6



 

 

Ex. 7

   


 

Ex. 8

 

 

Ex. 9

  

 

Agora é com você!

Utilizando as figuras rítmicas vistas nesta lição, faça as suas próprias combinações entre elas.

Para facilitar use compassos de 4 tempos (4/4)

 

Vamos Tocar!

No Teclado 🎹

No vídeo:

O Exercício 13 isolando as mãos que conduzem o ritmo.

Confira! 

 

 

Teremos variações dos exercícios de leitura para caixa aplicados melodicamente.

Use Full Strokes. Os baqueteamentos estão sugeridos.


Ex. 10variação do Ex. 6

 

 

Ex. 11 – variação 2 do Ex. 6 - Qual é a primeira nota?

 


 Guia Prático Percussão · Lição 9 Ex. 11

 

Ex. 12Variação do Ex. 7

 

Guia Prático Percussão · Lição 9 Ex. 12

 

Ex. 13 – Variação do Ex. 8

 

 

Ex. 14 – Variação do Ex. 9

 

 

 

Agora é com você! 😉

Aproveitando os exercícios 5, 6, 7, 8 e 9 faça as suas próprias composições utilizando o teclado.

Experimente!

 

 

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Lição 10

 

 

 

 

Bibliografia


MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.

CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.

COTRIM, Gilberto Vieira. TDEM-2: Trabalho dirigido de educação musical. 11ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. 1º grau, 2º volume.

BANDEIRA, Léo. Teoria Musical para bateria. 1ª Edição. Brasília: Musimed, 2019.

WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.

ROCCA, Edgar Nunes. Método Completo de Bateria. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986. Volume 2

ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.

COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.

AUDI, Cesar Augusto Conter. Estudo dos Movimentos Full, Down, Tap e Up. Porto Alegre: Independente, 2000.