Lição 10 - Intervalos/ Semicolcheias: Subdivisões e Acentos

Lição 10

Intervalos

CONCEITOS TEÓRICOS

Em uma melodia temos notas diferentes, com alturas diferentes. Umas mais agudas, outras mais graves.

Intervalo é o nome que damos para as diferenças de altura entre as notas.

Entre as notas, podemos ter intervalos grandes e pequenos.

 

Podemos classificar os intervalos como Uníssono, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e assim sucessivamente, dependendo de quantas notas, ou graus, estão envolvidos. 


 

Por exemplo: um intervalo de terça é aquele que envolve 3 notas. O de sexta, 6 notas.


 

Os intervalos podem ser ascendentes (ou superiores), quando a primeira nota é mais grave que a segunda, e Descendentes (ou inferiores) quando a primeira nota é mais aguda.
 

 

Os intervalos também podem ser melódicos (melodias): sons sucessivos, um depois do outro.


 

Ou harmônicos (acordes): sons simultâneos, tocados ao mesmo tempo.
 

 

Quando os intervalos estão dentro da mesma 8ª dizemos que são Intervalos Simples.

 

 

Quando a distância entre eles ultrapassa o limite da 8ª os chamamos de Intervalos Compostos.

 


Mas além de classificar os intervalos numericamente pela quantidade de notas envolvidas (2ª, 3ª, 4ª, etc.), cada intervalo pode receber um qualitativo que o torna diferente dos demais. A qualificação de um intervalo se dá pelo número de tons e semitons existentes entre suas notas. Com isso, os intervalos poderão ser: Maiores, Menores, Justos, Aumentados ou Diminutos. Vamos tratar apenas dos intervalos Maiores, Menores e Justos.


Os intervalos Maiores (M) e Menores (m) são os de: 2ª, 3ª, 6ª e 7ª.

O intervalo de 2ª Maior é formado por 1 tom. A 2ª menor por 1 semitom.


 

O intervalo de 3ª Maior é formado por 2 tons. A 3ª menor por 1 tom e 1 semitom.
 

 

O intervalo de 6ª Maior é formado por 4 tons e 1 semitom. A 6ª menor por 3 tons e 2 semitons.
 

 

O intervalo de 7ª Maior é formado por 5 tons e 1 semitom. A 7ª menor por 4 tons e 2 semitons.
 

 

Os intervalos Justos (J) são os de: 4ª, 5ª e 8ª

A 4ª Justa é formada por 2 tons e 1 semitom.


 

A 5ª Justa é formada por 3 tons e 1 semitom.

 
  
A 8ª Justa é formada por 5 tons e 2 semitons.


 

 Vamos Praticar!

Copie os intervalos abaixo em seu caderno e classifique os intervalos abaixo de acordo com o modelo:


 



Vamos Tocar!

No Teclado 🎹

O uso do toque paralelo é muito comum nos teclados. Dessa forma a parte ganha também função harmônica no contexto em que estiver inserida. Como vimos no toque paralelo para caixa, as baquetas devem partir da mesma altura e retornar ao mesmo ponto rapidamente, mas sem que se produzam dois sons.

 

No vídeo:

Intervalos de 3ª no teclado utilizando o Ex. 1


 

Ex. 1 – Terças – Antes de tocar, analise os intervalos (Se são maiores ou menores, Ascendentes ou Descendentes, Harmônicos ou Melódicos)

    

 

Ex. 2 – Quintas, Quartas, Terças e Segundas – Antes de tocar, analise os intervalos

 

 

Ex. 3 - Quintas, Quartas, Terças e Segundas – Antes de tocar, analise os intervalos


 

 

Ex. 4 - Oitavas

  
 

Ex. 5 - Atenção aos sinais de alteração

 
 

TÉCNICA

Veremos mais aplicações de acentos usando as semicolcheias e alguns ritmos brasileiros.

Lembre-se de que para as notas não acentuadas a baqueta deve permanecer próxima da pele.


No Vídeo:

Utilizando acentos com as semicolcheias com o Ex. 6

 

 

 

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁


Ex. 6 – Atenção ao ritornello

   


 

Vamos agora aplicar os acentos em grupos de semicolcheias utilizando ritmos brasileiros.

Depois de tocá-los você pode escrever quais são.

Depois que conseguir tocar todos separadamente, tente tocar todos em sequência ignorando os ritornellos.

Uma vez estudado pelo lado direito (D E D E), inverta tudo (E D E D).

 

Dicas ao estudar junto com o áudio:

Cada exercício no áudio é executado 4 vezes e segue direto para o seguinte. Utilize os baqueteamentos sugeridos, e depois repita começando com a outra mão.

 

Ex. 7


Ex. 8

Ex. 9

 

Ex. 10

 

Ex. 11

   

LEITURA

 Cada exercício ajudará na descoberta dos grupos de semicolcheias com 2 notas ou 1 nota por tempo.

Marque sempre com os pés na sílaba Ti, ou seja, na cabeça dos tempos.

 

Dicas ao estudar junto com o áudio:

Cada exercício no áudio é executado 2 vezes indo direto para o seguinte. Utilize os baqueteamentos sugeridos, e depois repita começando com a outra mão.

 

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

Ex. 12

 

Ex. 13


 

Ex. 14

 

Ex. 15

 

Ex. 16


Ex. 17

 

Ex. 18


Ex. 19


Ex. 20

 

Ex. 21


 

 

Agora é com você!! 😉

Utilizando as figuras rítmicas de semicolcheias vistas nas lições 9 e 10, faça suas próprias combinações. Utilize compassos com 2 tempos (2/4).

 

 Lição 9

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Lição 11

 

 

 

 

 

Bibliografia


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LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.

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WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.

ROCCA, Edgar Nunes. Método Completo de Bateria. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986. Volume 2

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