Lição 3 - Notas no Pentagrama/ Down, Tap e Up

Lição 3

Notas nas linhas e espaços do Pentagrama

CONCEITOS TEÓRICOS

Vamos conhecer as notas que estão nas linhas e nos espaços do pentagrama na clave de Sol.

 

No vídeo:

Como localizar as notas da partitura no teclado

Notas nas linhas e as notas nos espaços

Exercícios 1, 2, 3 e 4

  

 

 

 


Vamos Tocar!  

No Teclado 🎹

 O objetivo é conseguir localizar e tocar as notas da partitura no teclado. Tenha calma!

Dicas:  

Conte os tempos em voz alta e use apenas uma das mãos e depois a outra. 

Utilize o toque completo (full stroke).  

Localize as notas no teclado antes de tocar e posicione-se.

 

Ex. 1 – Perceba que entre o Mi e o Sol haverá uma outra tecla: Fá. Isso nos ajudará no reconhecimento das distâncias entre as teclas.


 

Ex. 2 - Como no exercício anterior, também haverá uma tecla entre as notas escritas nos espaços.


 

Ex. 3 – Notas nas linhas e nos espaços em sentido ascendente e descendente. Qual é a primeira nota?

Note que no último compasso só temos uma nota para tocar. Nós vamos contar o segundo tempo, sem tocar, como se naquele tempo houvesse uma pausa. 


 

Ex. 4 – Notas nas linhas e nos espaços em sentido descendente. Qual é a primeira nota?

Desta vez, no último compasso, temos uma nota para tocar e quatro tempos em nosso compasso. Vamos tocar a primeira e contar os outros três tempos, como se estivessem em pausa. Assunto da próxima lição. 😉

 

 

 TÉCNICA

Down, Tap e Up Stroke


 Dos movimentos que estamos aprendendo restam ainda dois para a prática do toque simples. 
  

No Vídeo:

Up Stroke e Exercício 5

Down Stroke e exercício 6

Exercícios 7, 8, 9, 10 e 11.

O símbolo que usaremos para indicar o Up será o de uma seta para cima. E o Down será o de uma seta para baixo.

 

 

 

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

Para a subida, a baqueta parte do mesmo ponto do Tap. Só que subirá, preparando um toque acentuado.

O exercício abaixo nos ajudará para o treino apenas do movimento de subida.

Lembre-se: conte os tempos em voz alta!

Ex. 5


 

Com baqueta já no alto faremos o movimento de descida, só que ela permanecerá embaixo pronta para um Tap ou um Up Stroke. Para tal, no momento que a baqueta toca a superfície, vamos fazer pressão com os dedos mantendo-a embaixo. Não exagere na pressão. Tenha cuidado para não pressionar a baqueta contra a pele da caixa ou do praticável. Imediatamente após o toque, controlamos o seu rebote, mantendo a baqueta embaixo.

Mais uma vez, o exercício nos ajudará para treinar o movimento. Conte os tempos em voz alta e sem pressa. Lembre-se de alternar as mãos a cada uma ou duas repetições.

 

Ex. 6


 

 Ex. 7: Down e Up

Vamos agora juntar o movimento de subida e descida em sequência.

Desce (seta para baixo) partindo do alto e sobe (seta para cima) preparando um novo toque acentuado.


 

Ex. 8: Up e Down

Agora o contrário, subida e descida.

A produção do som nesse caso será um toque sem acento e outro acentuado naturalmente sem esforço.


 

Agora vamos juntar o Down, o tap e o Up em sequência e mais duas variações utilizando uma mão de cada vez. Faça duas repetições com cada mão, lentamente e contando em voz alta.

Ex. 9: Down, Tap e Up – teremos um acento no tempo 1 e as outras notas sem acento.


 

Ex. 10: Up, Down e tap – o acento agora no tempo 2


 

Ex. 11: Tap, Up e Down – e agora o acento no tempo 3

 

Vimos então 4 movimentos básicos que nos ajudarão no controle das baquetas e para desenvolvermos posteriormente mais velocidade com o uso natural dos movimentos.

Nessa fase é essencial fazer corretamente os movimentos, assim teremos como avançar nas próximas lições com maior facilidade.

 

 

Mantenha a calma caso esteja com dificuldade.

Reveja os exemplos e acompanhe o material de apoio.

 

Lição 2

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Lição 4

 

 

Bibliografia


COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.

WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.

ROCCA, Edgar Nunes. Método Completo de Bateria. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986. Volume 2

CROCKARELL, Chris e BROOKS, Chris. The Snare Drummer’s Toolbox: The Absolute Method for Snare Drum. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2009.

HEARNES, John R. The Mallet Player’s Toolbox: The Absolute Method for Mallet Percussion. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2012.

ROSAURO, Ney. Exercícios e Estudos Iniciais para Barrafones. Santa Maria: Pró-Percussão, 1997.

WESSELS, Mark. A Fresh Approach to Snare Drum. Plano, TX: Mark Wessels Publications, 1994.