Lição 17 - Modulações Métricas e de Tonalidade

 Lição 17

Modulações Métricas

CONCEITOS TEÓRICOS

 

Como você reagiria se encontrasse algo assim para tocar?


 

Nós já sabemos que podemos encontrar compassos com numeradores e denominadores diferentes. Ou seja, diferentes fórmulas de compasso. 

Podemos também encontrar mudanças de compasso em uma mesma peça.

Nesta lição, vamos nos concentrar nas mudanças que podem acontecer entre compassos simples, entre compassos simples e compostos ou entre compassos compostos e simples. Onde não há necessariamente alteração no andamento, mas sim na subdivisão dos compassos.

 

No Vídeo:

A explicação das modulações métricas e a execução da leitura dos exercícios para caixa.

Confira!

 

 

 

VAMOS TOCAR!

Na Caixa 🥁 e No Teclado 🎹

 

Os exercícios virão com uma pauta para a caixa e uma para o teclado. Estude um de cada vez e, quando puder, toque junto com alguém!


Ex.1 - Simples para simples: Todos os compassos com denominador 4 

A referência de tempo é a semínima e não há modificação.

 

 

Ex. 2 - Simples para composto: Semínima igual a semínima pontuada. 

Significa que a semínima pontuada do compasso 6/8 tem a mesma duração da semínima do compasso 2/4. A referência de tempo não se modifica, mas sim a subdivisão dos tempos no compasso simples e no composto.

 

Ex. 3 - Simples para composto: Colcheia igual a colcheia. 

Aqui a referência principal são as colcheias. Portanto, na mudanção de 3/4 para o 9/8, o foco deve estar nas colcheias, e não na semínima pontuada. Para facilitar, programe o metrônomo com o dobro do valor das semínimas que iniciam o exercício em 3/4. Semínima 86 bpm; Colcheias 172 bpm.

 

 

Ex. 4 - Composto para compostos: A semínima pontuada será sempre a mesma.

A referência de tempo não se altera, já que são todos compassos compostos.

 

 

Ex. 5 - Composto para simples: Semínima pontuada igual a semínima.

A referência de tempo não se altera. A mudança será na subdivisão do 6/8 (Ti Ta Ta), e do 2/4 (Ti que ta que). É o que estudamos no Ex. 2.

 

 

Ex. 6 - Composto para simples: Colcheia igual a colcheia. 

Situação que remete ao exercício 3. Ou seja, o foco estará nas colcheias. A semínima pontuada vale 60 bpm, a colcheia valerá 180 bpm.

 

 

 

Modulação de Tonalidades

CONCEITOS TEÓRICOS


Modulação é a mudança de um tom para o outro durante o trecho musical.

A indicação da mudança da armadura virá na pauta indicando o acréscimo ou decréscimo de sustenidos ou bemóis.

 


No primeiro exemplo estamos em Lá bemol e modulamos para Dó maior no segundo.

Os bequadros cancelam todos os bemóis da armadura de clave anterior.

 

A nova armadura também pode vir sem os bequadros e apenas com a nova armadura indicada.


  

Quais são as armaduras do exemplo acima?



Vamos Tocar!

No Teclado 🎹


Ex. 7

Dica: Ao final de cada linha temos o que chamamos de Armadura de Precaução. Para prevenir e antecipar ao executante a mudança na armadura na linha seguinte.

Estude cada linha separadamente antes de tocar todo exercício.

 


Ex. 8 – Brilha Brilha Estrelinha

Dica: Pode ser executado como solo ou como dueto.

Se for executado como dueto, as mínimas da voz de baixo podem ser executadas com rulo.

 

 

Persevere!

 

 

 

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Lição 18

 

 

Referências

 

MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.


CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.


LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.


WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.


ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.


COOK, Gary D. Teaching Percussion. Third Edition. Arizona: Schirmer Books, 1997.


 

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