Lição 16 - Compassos Compostos/ Paradiddles

Lição 16 

Compassos Compostos 

CONCEITOS TEÓRICOS

 

Na lição 4 vimos rapidamente a definição dos principais compassos simples.

Relembrando: compassos simples são aqueles em que a unidade de tempo é uma figura simples, ou seja, não pontuada. Apresentam como principal característica uma subdivisão binária ou quaternária dos seus tempos.

 


 

Nossos exercícios sempre envolveram os compassos 2/4 (binário simples), 3/4 (ternário simples), 4/4 (quaternário simples).

 

 


  

Vamos ver agora os Compassos Compostos que são os que tem como unidade de tempo uma figura pontuada e apresentam como principal característica a subdivisão ternária dos seus tempos. Nós estudaremos o 6/8 (seis por oito), 9/8 (nove por oito) e o 12/8 (doze por oito)

 

 

Nos compassos compostos, a semínima pontuada dura um tempo, assim como a pausa de semínima pontuada. E cada tempo é dividido em 3 partes. Ou seja, cada colcheia valerá um terço de tempo.



O que aprendemos na lição sobre as Quiálteras, usando o Ti ta ta e o Ti que ta que ta que como meio de silabação, será de extrema importância para subdividirmos corretamente os tempos.

 


 

LEITURA

No Vídeo:

O Ti ta ta e o Ti que ta que ta que nos compassos compostos

Confira!

 

   

 

 

Vamos Tocar!

Na caixa  🥁

 

Ex.1 – Lembre-se de falar as sílabas e pulsar no Ti ta ta

 

 

Ex. 2 – Formas diferentes de escrever as mesmas divisões na caixa.


 

Ex. 3 – Uma forma de praticar as silabações e as divisões rítmicas é omitir a sílaba quando houver uma pausa escrita. Experimente!

 

Ex. 4 – Usando Tiquetaquetaque e Titata


 

 

Ex. 5 –Atenção às dinâmicas

 

 

Ex. 6 - Tiquetaquetaque e Titata


 

Ex. 7 - Aplicação com Rulos

Lembre-se: rulos com abreviaturas, para os fins do nosso estudo, serão executados com Toques Duplos. Mas experimente usar rulos com Toques Múltiplos também.

 

 


 

Nos próximos exercícios, e posteriormente na leitura para teclados, veremos ritmos e melodias que iniciam antes do primeiro compasso. Chamamos essas figuras de Anacruse

 

Ex. 8 - Na repetição a nota referente à Anacruse está grafada, mas com um lembrete: Toque apenas na 1ª vez. Então na segunda repetição, tocaremos apenas a semínima pontuada ao fim do diminuendo.

 

Ex. 9 - Atenção aos Crescendos

 


 

 

Vamos Tocar!

No Teclado 🎹


Vamos exercitar padrões para  estudo de escalas em compassos compostos (que devem ser transpostos para outras tonalidades como vimos na Lição 13). 

Exercitaremos também variações dos exercícios de caixa, aplicados melodicamente. Lembre-se: você pode com isso tocar junto com alguém formando um duo. 😉


Ex. 10 – Modelo para estudo de escalas com compassos compostos – Dó Maior


 

Ex. 11 – Modelo para estudo de escalas com início anacrústico – Sol Maior

 

 

Ex. 12 – Modelo para escalas cromáticas. A qual tonalidade pertence essa armadura?



 

Ex. 13 – Variação do Ex. 1

 

Ex. 14 – Variação do Ex. 2 – Note que usaremos somente as “teclas pretas”.

Dica: Os baqueteamentos marcados são apenas sugestões. Experimente e anote a sua versão!

 

Ex. 15 – Variação do Ex. 3

 

Ex. 16 – Variação do Ex. 5 - Desafio!

 

 

Ex. 17 – Variação do Ex. 7

 

Ex. 18 – Variação do Ex. 9


 
 
 
 
 

TÉCNICA

 Paradiddles

Já vimos em nosso caminho de aprendizado técnico três rudimentos: O toque simples, O toque múltiplo e o toque duplo.

Os próximos rudimentos que veremos são da família dos Paradiddles e misturam toques simples e toques duplos: O Paradiddle simples e o Paradiddle Duplo.

O nome vem da língua inglesa, e é uma onomatopeia. Ou seja, a expressão vocal do que se quer tocar.

Pa Ra (toques simples alternados) Diddle (um toque duplo).

 

No Vídeo:

A execução do Paradiddle Simples e Duplo

O Ex. 19

Confira!

 

 

Primeiro o Paradiddle Simples (Single Paradilddle)

Para executar este rudimento vamos usar: Down, Up, Tap e Tap.

Paradiddle Simples para a mão direita e para a mão esquerda.


Muita atenção

Pratique lentamente!

O Up stroke e os Taps devem soar equilibrados. Então não acelere antes de ter controlado esse aspecto.

O próximo Paradiddle começará com a outra mão com o baqueteamento reverso.

A medida que aumentamos a velocidade, estes dois taps viram um toque duplo. Mas para executar os toques com clareza e leveza, comece devagar e não tenha pressa.

 

Ex. 19

 

Ex. 20 - Atenção ao uso dos movimentos

 

Ex. 21

Embora apareçam acentos em quase todos os exercícios com Paradiddles, é possível tocá-los sem o acento na primeira nota. Experimente também dessa forma.

 

Uma outra variação muito importante do Paradiddle simples é o Paradiddle Duplo (Double Paradiddle)

A sequência de toques para executar este rudimento será: 

Down, tap, tap, up, tap, tap.

Paradiddle Duplo para a mão direita e para mão esquerda.


 

 

Ex. 22

 

 

Ex. 23 - Combinando Paradiddles duplos e simples

Dica: Na volta o baqueteamento será invertido.

 

 

Ex. 24 -  Na escrita rudimentar para caixa é comum vermos figuras que ultrapassam a barra de compasso. Tal uso é para explicitar o sentido que devemos dar ao tocar o rudimento. No caso, um paradiddle duplo.

Dica: Começando com uma Anacruse. Atenção para o lembrete na primeira repetição .

 


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Referências

 

MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.

CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.

WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.

WOOTON, John. The Drummer’s Rudimental Reference Book by John Wooton. Estados Unidos: Row-Loff Productions, 1992.

ROCCA, Edgar Nunes. Método Completo de Bateria. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, ano 1986. Volume 2

ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.

COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.

AUDI, Cesar Augusto Conter. Estudo dos Movimentos Full, Down, Tap e Up. Porto Alegre: Independente, 2000

COOK, Gary D. Teaching Percussion. Third Edition. Arizona: Schirmer Books, 1997.


 

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