Lição 18 - Ornamentos: Flams, Drags, Trinados e Glissandos

 Lição 18

Ornamentos

CONCEITOS TEÓRICOS

 

Em arte e arquitetura, os ornamentos são adornos acrescentados à obra principal com finalidade decorativa. Esse ornamento embeleza um objeto, ou construção que manteria sua mesma função se não fosse ornamentado. No exemplo abaixo, temos um balcão, que com certeza continuaria servindo como balcão sem os embelezamentos. Cada período histórico tem sua característica peculiar.

 

https://www.hisour.com/pt/ornament-in-art-28247/


Em música, os ornamentos são notas ou grupos de notas acrescentadas para adornar as notas reais de uma melodia ou linha rítmica. As notas reais são aquelas que integram uma melodia ou linha rítmica e sem as quais a música ficaria incompleta. Assim como nas artes visuais, cada ornamento pode ter sua interpretação alterada dependendo do período histórico ou estilo da obra.


Trataremos nesta lição das Apogiaturas Simples e Duplas, Trinados e Glissandos.

 

TÉCNICA


Ornamentos, tanto na caixa como nos teclados, são notas que embelezam uma melodia ou linha rítmica e são representadas por pequenas notas ou sinais colocados junto às notas reais. Sua execução será ligeiramente antes da nota real, quase simultaneamente.

 


 

Na Caixa 🥁

No Vídeo:

A explicação para a execução do Flam e do Drag.

Confira!


 

 

 

Apogiaturas Simples (Flam)

 

As apogiaturas simples em percussão são também chamadas de Flam. Nome que vem de uma onomatopeia da língua inglesa e que aqui poderíamos chamar de Prá. O Flam é um rudimento padronizado do qual se originam mais rudimentos da família dos Flams.

O Flam é composto por dois toques: O nota do ornamento (que será um Tap ou Up) e a nota principal (que será um Full ou um Down). A ideia é que as duas baquetas toquem juntas. Mas naturalmente uma chegará primeiro que a outra gerando o som de Flam. A nota de ornamento não deve roubar o valor da nota principal.

 

 

 

Vamos Tocar!

Ex. 1

 

Ex. 2

 

Ex. 3


 

Ex. 4


Ex. 5


 

Ex. 6 - Flam Tap

A execução deste rudimento da família dos Flams segue o que diz seu nome: Um Flam e um tap obedecendo o baqueteamento.



Apogiaturas Duplas (Drag)


As apogiaturas duplas em percussão também são chamadas de Drag. O nome também vem do inglês e significa arrastar, e remete ao som das notas "arrastadas" antes da nota principal. O Drag é um rudimento padronizado do qual se originam mais rudimentos da família dos Drags.

Para executar o Drag partimos da mesma ideia do Flam:

Uma baqueta embaixo, usando agora um toque duplo, antes da nota principal em cima pronta para o toque. É importante que os dois toques sejam explicados e não haja confusão com o toque múltiplo.

 


 

A nota principal nos exemplos acima deve cair no tempo e as notas do ornamento, antes dela.

Uma forma de pensar para não adiantar ou perder o tempo ao executar os Drags é usar uma subdivisão. Mas devemos considerar que a execução pode variar dependendo da forma de escrita, do estilo, do andamento.

 

 

Vamos Tocar!

 

Ex. 7 - O baqueteamento indica as notas principais. Os drags devem ser feitos com a outra mão.

 

Ex. 8



 

 

Quando os Drags (apogiaturas duplas) são executados com toques simples alternados eles geralmente passam a se chamar Ruff. A execução pode também ter variações dependendo da escrita, do estilo e do andamento.

Como veremos mais a frente, a execução da apogiatura dupla nos teclados é feita dessa forma.

 


Ex. 9


 

 

No Teclado 🎹

Nos teclados, os ornamentos tem especificidades que não são possíveis de serem exploradas na caixa. Mas tomaremos como base os mesmos princípios utilizados na caixa para sua execução.

 

No Vídeo:

A demonstração para a execução das Apogiaturas Simples e Duplas e do Glissando.

Confira!




As apogiaturas simples (Flams) podem ser superiores (quando está acima da nota real) ou inferiores (quando abaixo da nota real). Podemos usar o mesmo princípio técnico da caixa para executar também no teclado. Ou seja, observar a altura das baquetas e considerar que a nota de ornamento não alterará a duração da nota real.


 

 

Vamos Tocar!

Ex. 10

 

Ex. 11

Perceba que há uma linha tracejada sobre os seis primeiros compassos com o número 8.

Sempre que isso ocorrer, devemos tocar o trecho uma oitava acima do que está escrito.

Chamamos de linha de 8ª e pode aparecer também abaixo de um trecho, para indicar que devemos tocar uma oitava abaixo do que está na pauta. O objetivo é facilitar a leitura e evitar o uso de muitas linhas suplementares superiores, na região aguda, ou inferiores, na região grave.



 

Ex. 12

 

Ex. 13

 

 

A apogiatura dupla é união das apogiaturas, superior e inferior, abrangendo três notas.

 

Na escrita para os teclados, as notas que formam a apogiatura dupla  normalmente utilizam a nota principal e uma nota com uma segunda maior ou menor da nota principal. Ou ainda podem ser escritas com duas notas anteriores ou superiores a nota principal. Lembrando que as notas de ornamento não roubam valor da duração da nota principal.

Sua execução é feita com toques alternados como praticamos com o Ruff.

 


 

Vamos Tocar!

Ex. 14


 

Ex. 15

Dica: No áudio, o metrônomo contará um compasso em branco, e mais três tempos para a entrada em Anacruse.


 

 

Outros dois ornamentos muito utilizados nos teclados são o Trinado e o Glissando.

O Trinado ou trilo é um ornamento que consiste na alternância rápida de duas notas próximas. Ou seja, uma 2ª Maior ou menor da nota real.


A velocidade do trinado depende do andamento, abrangendo muitas notas em andamentos lentos e menos notas em andamentos rápidos. E geralmente começa e termina na nota real.

 

Em andamento lento:



 

Em andamento rápido:


 

Devemos ficar atentos caso apareçam longos trechos com indicação do Trinado:


Na verdade, o que o compositor ou o arranjador podem estar querendo ouvir são todas os notas com rulo e não com trilo.


 

Quando o trilo aparecer escrito para ser executado na caixa, executaremos como rulo normalmente.

Quando isso acontecer é recomendado executar os rulos com toques múltiplos.

 

 

 

Já o Glissando é o deslizamento rápido entre duas notas reais.

Para indicar o Glissando podemos usar:

A execução pode ser algo como:
 


Ex. 16 - Executamos um glissando nos teclados atacando a primeira nota, deslizando a outra baqueta pelo teclado e tocando a nota de chegada.





 

 

 

 

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Referências


MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.

CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.

WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.

COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.

GOLDENBERG, Morris. Modern School for Xylophone, Marimba and Vibraphone. EUA: Chappell & Co., 1950.

COOK, Gary D. Teaching Percussion. Third Edition. Arizona: Schirmer Books, 1997.

TARCHA, Carlos. Técnica de Duas Baquetas para Teclados de Percussão. Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Artes. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.

GREEN, George Hamilton. Instruction Course for Xylophone: A complete course of fifty lessons. EUA: Meredith Music Publications, 1984.



 

 

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