Lição 15 - Introdução ao Toque Duplo e Abreviaturas/ Rulos no Teclado Pt.2

Lição 15

Introdução ao Toque Duplo

TÉCNICA

 

Toque Duplo

Se aproveitarmos o que aprendemos com os toques múltiplos sobre o controle do rebote, e controlarmos ainda mais o rebote da baqueta, poderemos ter apenas dois toques para cada movimento. É o que chamamos Toque Duplo, dois toques gerados com apenas um movimento de mão.

A baqueta partirá de um Full stroke e ao tocar, ao invés de repicar várias vezes, como fizemos para o Toque Múltiplo, vamos controlar o seu rebote para que só repique duas vezes.

Quando isso é aplicado com poucas articulações no ritmo, os dois toques são gerados ainda sem rebote. Mas à medida que aumentamos as subdivisões ou o andamento, seremos capazes de gerar dois toques com apenas um movimento de mão.

 

No Vídeo:

O controle do Toque Duplo com o Exercício 1

Confira!


 

 

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

 

Ex. 1 - Dobrando as divisões com Toques Duplos

Perceba que nas semínimas e colcheias ainda estaremos realizando dois toques simples com cada mão, passando para o toque duplo efetivamente quando chegamos nas semicolcheias.

 

 

O próximo exercício pode ser tocado em vários andamentos diferentes. Comece devagar e concentre-se na igualdade de som entre os dois toques.


Ex. 2 - Lembre-se de usar o metrônomo e pulsar no Ti que ta que.

 


 

CONCEITOS TEÓRICOS

 

Antes de seguirmos...

Na lição 13, falamos rapidamente sobre as abreviaturas. Sinais que são colocados ou acima, ou abaixo, ou cortando a haste de uma nota.

 

 

Na prática, é uma forma de escrevermos de forma abreviada muitas articulações.

Cada traço utilizado se refere às hastes das Colcheias (um traço), Semicolcheias (dois traços), Fusas (três traços).

 

Abreviaturas para Colcheias

 


Abreviaturas para Semicolcheias


Abreviaturas para Fusas



A regra nos aponta a quantidade de articulações que estão abreviadas. Para o uso em nossos estudos as abreviaturas indicarão os toques duplos.

 


Para Fixação 😉

Notas com abreviaturas – Toques Duplos (Double Strokes)

Notas cortadas por Z ou com símbolo de Trilo (como vimos na lição 14), Toques Múltiplos (Multiple Bounce ou Buzz)

 

 

Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

Para treinarmos os toques duplos dentro de uma mesma subdivisão rítmica

Ex. 3 - Todas as notas com abreviaturas devem ser executadas com toque duplo e seguindo o mesmo padrão de baquetamento do início ao fim. Não deixe de estudar começando com a mão esquerda liderando.

 

 

 

Ex. 4 - Com base ternária

 

 

 Rulo com Toques Duplos (Double Stroke Roll)

 

Agora que vimos como produzir os Toques Duplos, vamos aplicar.

Rulo com Toque Duplo (Double Stroke Roll) – Rulo Aberto

Podemos produzir rulos, prolongando a duração de uma nota na caixa, utilizando toques duplos. O resultado será um rulo aberto diferente do rulo fechado com toques múltiplos. Os rulos com toques duplos são muito utilizados no contexto militar, em peças para percussão rudimentar e na bateria.

 

 

Basicamente, assim como com os toques múltiplos, podemos utilizar qualquer subdivisão como base para um rulo com toques duplos. Mas começaremos utilizando os rulos com uma quantidade determinada de toques: Rulo de 5 toques, Rulo de 7 toques, Rulo de 9 toques, Rulo de 13 toques e o rulo de 17 toques.

Os rulos numerados (mesurados), seguem a lógica de uma quantidade de toques duplos e a nota de chegada, que na maioria das vezes é acentuada, mas nem sempre.

 

No Vídeo:

Os rulos numerados de 5, 7, 9, 13 e 17 Toques

Confira!

 

 

 

Rulo de 5 Toques – Five Stroke Roll

 

 

 

Perceba que no rulo de 5 a mesma mão inicia e conclui o rulo.

As formas de escrita:

 


 


Vamos Tocar!

Na Caixa 🥁

 

Ex. 5



 

Ex. 6 - o baqueteamento mudará na repetição

Dica: O número indicando a quantidade de toques pode vir escrito. 

 

 


Rulo de 7 Toques – Seven Stroke Roll

O rulo de 7 tem duas interpretações uma com base nas semicolcheias e uma com base na quiáltera.

A) Com base nas semicolcheias


 

B) Com base nas quiálteras


 

Ex. 7 


 

Ex. 8


 

 

Rulo de 9 Toques – Nine Stroke Roll

 


 

Ex. 9


 

 

Aplicando os rulos de 5, 7 e 9

Ex. 10 – Em Dueto - Linha de cima Caixa 1, linha de baixo Caixa 2.

 

 

 

Rulo de 13 Toques – Thirteen Stroke Roll

 


 

 

Ex. 11

 

 

 

Rulo de 17 Toques – Seventeen Stroke Roll

 


 

Ex. 12


 

 

Aplicando os Rulos de 13 e 17

Ex. 13 - Em Duo

 

 
 
 
 
 
 
 

TÉCNICA

Toque Repetido das mãos (Toque Duplo) no teclado

 

Podemos executar os padrões de escalas e trechos de peças e solos com toques repetidos ou simulando toques duplos, ao invés de usar somente toques simples alternados. Em algumas passagens do repertório, dobrar uma das mãos é uma das soluções possíveis.

Mas as teclas não oferecem rebote como na Caixa, e os “toques duplos” serão executados com movimentos repetidos de punho. Em andamentos lentos e médios a repetição fica evidente; em andamento rápidos a ideia é de simular o toque duplo, com a ideia dos toques duplos da Caixa, mas continuamos com dois movimentos rápidos e iguais.

O foco deve ser no movimento horizontal (de um lado para o outro) dos punhos, com as baquetas próximas das teclas quando a dobra atingir duas teclas. E no movimento vertical (de cima para baixo), quando a dobra for na mesma tecla.

 

No Vídeo:

O uso dos Toques Repetidos das mãos para simular um Toque Duplo nos teclados.

Os Exercícios 14 e 15 e o uso dos movimentos Horizontais e Verticais.

Confira!



Vamos Tocar!

No Teclado 🎹


Ex. 14 - Atenção para a mudança na armadura de clave.

Teremos dois áudios: um em Semínima 72 Bpm e outro com a Mínima 100 Bpm. Ou seja, a semínima valerá 200 Bpm (!).

Áudio 1 - Semínima 72 Bpm

 

Áudio 2 - Mínima 100 Bpm


 

Ex. 15 - Toques Duplos utilizando abreviaturas.

Dica: Quando houver a necessidade de tocar trechos escritos com esse recurso, toque primeiro a frase sem as dobras e só depois aplique os toques duplos.

 

 

 

 

Rulos ligados e desligados

 

Lembre-se que os rulos para os teclados são executados com toques simples como vimos na Lição 13 .

O exercícios 17, 18, 19, 20 e 21 são aplicações dos exercícios vistos na caixa anteriormente. Você pode com isso, tocar junto com alguém e também convencionar suas próprias ideias.



Ex. 16

 

 

Ex. 17 - Variação do ex. 5 – A qual tonalidade pertence a armadura?

 

 


Ex. 18 - Variação do Ex. 6


Ex. 19 – Variação do Ex. 7

 

Ex. 20 – Variação do Ex. 9



Quando duas notas que seriam tocadas simultaneamente recebem o sinal de rulo, dividiremos o rulo entre as duas mãos e vamos considerar a ligadura de expressão para evitar interrupções bruscas. 
 
No Vídeo:
 
Rulos divididos entre duas notas e o uso de baquetas com diferentes materiais nas pontas para variação do timbre e caráter do som.
 
Confira!

 

 

Ex. 21 - Variação do Ex. 11


 

Ex. 22

 

Ex. 23 – Canon em Ré - Pachelbel - Quando a ligadura aparecer sobre um trecho, faremos o possível para que não hajam interrupções entre as notas.


 

Ex. 24 – A partitura pode vir sem o sinais de rulo e apenas com a orientação de rulo em todas as notas, ou notas específicas como por exemplo “Rulo nas semínimas e mínimas”.

Perceba que as mínimas aparecem com haste para cima e para baixo. Essa é mais uma forma de escrita, e indica o uso de Vozes diferentes.

 

 


 

Lição 14

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Lição 16

 

 

 

 

 

Bibliografia

MED, Bohumil. Teoria da Música: Vade Mecum de teoria musical. 5ª edição. Brasília, DF: Musimed, 2017.


CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo. 14ª edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.


LACERDA, Osvaldo. Compendio de Teoria Elementar da Música. 4ª edição. São Paulo: Musicália S/A, 1967.


WOOTON, John. Dr. Throwdown’s Rudimental Remedies. Nashville, TN: Row-Loff Productions, 2010.


ROCCA, Edgar Nunes. Método Completo de Bateria. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, 1986. Volume 2


ROCCA, Edgar Nunes. O Ritmo Pelas Subdivisões. Rio de Janeiro: Groove, 1992. Volume 1.


COSTA, Eliseu Moreira. Material Didático e Metodologias não publicadas.

AUDI, Cesar Augusto Conter. Estudo dos Movimentos Full, Down, Tap e Up. Porto Alegre: Independente, 2000

GOLDENBERG, Morris. Modern School for Xylophone, Marimba and Vibraphone. EUA: Chappell & Co., 1950.

COOK, Gary D. Teaching Percussion. Third Edition. Arizona: Schirmer Books, 1997.

TARCHA, Carlos. Técnica de Duas Baquetas para Teclados de Percussão. Trabalho apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Artes. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.